Como evitar copia de texto e imagens

Links Patrocinados


Como evitar a copia dos textos e imagens do seu blog ou site, ou como impedir que alguém copie o seu conteúdo? Impedir a cópia de um texto ou de uma imagem é quase impossível, pois há sempre maneiras de conseguir contornar todos os procedimentos que você pode usar para impedir os plagiadores de copiar o conteúdo que tanto trabalho lhe deu a criar. No entanto, deixo algumas dicas para proibir a copia dos seus textos e imagens, ou, para “tentar” prevenir que copiem o seu conteúdo.

Como prevenir a cópia de textos e imagens?

como evitar copia textos imagens Como evitar copia de texto e imagensA maior parte das pessoas que copiam conteúdo, fá-lo de duas formas: a primeira é seleccionar o texto  a copiar (com o botão esquerdo do rato) e depois usar o botão direito do rato para copiar/colar. A segunda, e caso tenha a função de usar o botão direito do rato desligada, é seleccionar o texto a copiar (botão esquerdo) e usar os comandos “Ctrl + C” para copiar e “Ctrl + V” para colar. No entanto, existem alguns códigos em javascript que você pode usar para impedir a cópia de textos e imagens do seu blog. Eis os códigos que pode usar para proibir a cópia dos textos e imagens:

Desligar o Botão Direito do Rato

Eis um código que pode usar no seu site ou blog para prevenir a cópia dos textos e imagens, ao desligar as funções do botão direito do rato. Coloque o mesmo depois da tag <head> e antes da tag </head>.

Links Patrocinados

<SCRIPT LANGUAGE=”JavaScript1.1″>
<!– www.fazerblogs.com –>
<!– Begin
function right(e) {
if (navigator.appName == ‘Netscape’ &&
(e.which == 3 || e.which == 2))
return false;
else if (navigator.appName == ‘Microsoft Internet Explorer’ &&
(event.button == 2 || event.button == 3)) {
alert(“Não vale copiar o conteudo!”);
return false;
}
return true;
}
document.onmousedown=right;
document.onmouseup=right;
if (document.layers) window.captureEvents(Event.MOUSEDOWN);
if (document.layers) window.captureEvents(Event.MOUSEUP);
window.onmousedown=right;
window.onmouseup=right;
// End –>
</script>

Atenção que este código não funciona no FireFox. Apenas funciona no Internet Explorer.

Impedir a selecção de texto no seu Site ou Blog

Eis um código javascript que pode usar para “desligar” a opção de seleccionar um texto ou imagem para copiar (desliga botão esquerdo e direito do rato). Coloque o mesmo depois da tag <head> e antes da tag </head>.

<script language=”Javascript”>
<!– Begin
function disableselect(e){
return false
}
function reEnable(){
return true
}
document.onselectstart=new Function (“return false”)
if (window.sidebar){
document.onmousedown=disableselect
document.onclick=reEnable
}
document.oncontextmenu = function(){return false}
// End –>
</script>?

A meu ver, este código é mais eficaz que o primeiro, para proibir a copia de textos e imagens no seu blog ou site, pois funciona em todos os browsers (FireFox inclusive).

Evitar cópia das imagens

Uma das formas mais eficazes de prevenir a cópia das suas imagens é através da marca-de-água.

Se colocar uma marca-de-água (com o endereço do seu site / blog) em todas as suas imagens, é o suficiente para evitar que as copiem, pois poucos vão querer usar uma imagem que esteja a fazer referência a outro site. Veja um exemplo de uma marca de água na imagem em baixo:

como evitar copia das imagens Como evitar copia de texto e imagens

Evitar cópia através do Feed

É claro que podem copiar o seu conteúdo através do seu Feed. No entanto, existe uma forma de prevenir a cópia na integra dos seus posts. No wordpress, vá a:

- Settings
- Reading

Em “For each article in a feed, show”, escolha “Summary”. Isto fará com que apenas seja exibido um resumo/sumário dos seus posts. Também pode escolher o número de artigos a serem exibidos, mostrando apenas os 3 ou 4 últimos artigos publicados.

Como copiar com autorização do autor?

Existem alguns sites e blogs que permitem a cópia do seu conteúdo, desde que o “copiador” coloque um link no post para o autor, como por exemplo este site: o fazerblogs.com. Autorizamos a cópia, desde que coloquem um link para o post copiado. Existe uma empresa chamada de Creative Commons, que disponibiliza a todos os autores um selo que podem colocar no site ou blog. Pode ver um desses selos no rodapé deste blog.

Se o leitor tiver um site/blog, e quiser saber como usar os selos da “CC”, para informar os seus leitores se podem ou não copiar o seu conteúdo, visite o site Creative Commons e veja o tipo de licenças que existem e o que elas querem dizer.

Apesar de existirem outras formas de copiar textos e imagens de um site, se colocar em prática algumas das sugestões que mencionei em cima, de certo irá fazer com que sejam poucas as pessoas que copiem textos e imagens do seu blog ou site, pois a grande maioria usa o “copy & paste” ou o Feed para copiar conteúdo de outros sites/blogs. Se tiver alguma dúvida sobre como aplicar os códigos para evitar a cópia dos textos e imagens que mencionei em cima, deixe comentário.
.

Queres aprender como criar um blog e montar o teu próprio negócio?

.
Eu vivo do rendimento que os meus blogs me proporcionam.

Larguei o meu emprego como vendedor de móveis (mobiliário) para me dedicar aos meus blogs à 5 anos atrás.

Passados 3 meses a blogar, já ganhava mais como blogger do que no meu antigo emprego.

Qualquer pessoa pode aprender como criar um blog e montar o seu negócio na internet.

Tu também podes, basta quereres …


Existe um Curso de Internet Marketing que te ensina tudo, mesmo que não saibas nada !!!

Podes ver aqui um video gratis sobre o sistema de blogging.

Mais informaçãoes aqui:
arturFB Como evitar copia de texto e imagens

Links Patrocinados

  • Sem posts relacionados

Tags: , , ,

35 Comentarios para “Como evitar copia de texto e imagens”

  1. Gustavo says:

    Olá, tentei fazer o que disse porém não deu certo. Sabe informar se existe uma maneira de fazermos isso, utilizo blogspot, se tiver o código ficaria grato se me ensinasse. Parabéns pelo blog.

  2. hacker says:

    vlw cara agora vou copiar e botar tudo no meu site

  3. Daniela says:

    O meu blog utiliza editor CSS, como tal o código que forneceu em epígrafe não dá para utilizar. Por acaso não conhece um código para a linguagem a questão?

  4. léa says:

    Olá, estou amando seu blog mas, não consegui até agora encaixar o código no meu wordpress. Onde exatamente eu poderia colar o código para impedir a cópia dos textos e imagens? Não posso pedir ajuda a êles pois não falo inglês e não encontro o HTML do blog. Se puder me orientar te agradeço. Abç de Luz, Léa.

    • Alexandre says:

      Olá Léa!

      Bom é impossível voêfazer isso no seu Blog, já que ele usa a plataforma Wordpress.com. Se você tivesse um blog wordpress.org ouum Blogger poderia fazer a alteração. Mas com a plataforma atual é impossível

  5. Roberto says:

    Bom dia gostaria de saber se existe alguma forma de bloquear o uso do mouser em todas as páginas do site sem precisar colocar de página em página eu útiliso o web node desde ja agradeço pela ajuda obrigado e parabéns pelo post…

  6. Wilson says:

    vlw amigo, muito obrigado,a tempos procurava um script que funcionasse no firefox também,parabéns!!! supersitebrasil

  7. house says:

    Ola todos,

    vi que tem mtas dicas por aqui, tentei aplicar conforme ensinado, copiei o cod acima de evitar ctrl c, pois num gadget e salvei, mas memo assim n deu certo, o q fiz errado? Vi que aqui n tem como assinar o comentario, caso possivel me avisar por email, ficarei gradecido.

  8. binho says:

    Olá boa tarde,

    olha tem um jeito de impedir o funcionamento desses scripts
    mas alguns usuários q são meio preguiçosos nunca irão descobrir

    eu testei com o meu blog e tudo correu certinho o SCRIPT bloqueou a cópia do conteúdo. e vi q no FIREFOX tem um jeito de impedir o funcionamento dos mesmos…

    espero q vc também saiba…

    parabéns pleo site muito legal

  9. Clezi says:

    Seu blog é fantástico, eu amei as dicas.
    Mas infelizmente sempre que tento salvar o código aparece a mensagem que o código está errado.
    Que devo fazer?
    Tenho um blogspot e estou quebrando a cabeça para evitar copias do meu trabalho, me ajude por favor!
    Obrigada!

  10. Thiago says:

    Admin Says:
    Acabei de conhecer esse blog e achei bem interessante as suas dicas de como fazer para bloquear cópias, inclusive a segunda opção. Parabéns! Porém, tenho uma dúvida: Estou fazendo um site através do wordpress. Gostaria se saber em que local do mesmo onde devo incluir o texto informado, ou seja o do “Impedir a selecção de texto no seu Site ou Blog”.
    Devo entrar em editor de temas e onde devo inserir?
    Obrigado desde já pela atenção.

  11. Fabio says:

    Parabéns, seu blog é ótimo. Sou iniciante, criei meu site com o NVU e estou aprendendo muito, mas coloquei suas duas sugestões e não funcionaram, a primeira sózinha e depois a segunda junto, mas também não funcionou. Sem querer abusar, se vc pudesse dar uma espiada no código vai ver que está tudo lá (não sei se certo). Eu chequei depois de mandar publicar.

    Estou começando e preparando para me divulgar por meu de blog, minha sorte é que os assuntos que vou postar pelo blog apesar de universais, alguém só poderia utilizá-los se o dominasse, o que demanda vários anos de experiência.

    Um grande abraço e agradeço você compartilhar todo esse conhecimento e experiência.

  12. Rodrigo Fiorenzano says:

    Oi, fiz um site em flash (todo em flash), tem como colocar isso? E se tiver, aonde eu coloco o código? Ainda não coloquei ele na internet, queria saber um esquema pra evitar cópia do conteúdo dele, pelo menos tentar.
    Obrigado

  13. Mateus says:

    Olha só a mensagem que aparece quando tento utilizar o segundo código:

    Não foi possível analisar o seu modelo, pois sua formatação é inadequada. Certifique-se de que todos os elementos XML estão fechados adequadamente.
    Mensagem de erro em XML: Open quote is expected for attribute “{1}” associated with an element type “language”.

    Como sou leigo, não sei como corrigir o erro.

    Será que você pode me ajudar.

  14. Dre says:

    Olá,
    Muito obrigada pela ajuda, só que eu acho que me enganei. Na verdade, o site é blogger.com, mas o blog é blogspot… eu tentei fazer o que você disse lá tem assim: “Painel” dentro tem “design”, daí quando entro em “design” aparece “adicionar um gadget” em algumas partes e lá em cima tem “Editar HTML”. O que faço?
    Valeu mesmo,
    Parabéns pelo site,
    Dre.

    • Admin says:

      @ Dre

      Existe alguma diferença no blogger.pt e blogger com.br

      Nesse caso, clique em “adicionar um gadget”

      Escolha o gadget “HTML/Javascript” e cole o código nele.

      Salve e experimente copiar o texto do seu blog a ver de já não o permite.

  15. Dre says:

    Olá,
    Gostei muito do seu site, são dicas muito válidas. Acabei de fazer um blog (blogger), mas infelizmente não entendo essa parte tão importante. Gostaria de saber como faço para inserir esses códigos no meu texto (eu copio daqui e colo lá?). No blogger não vi falar de Javascript… Como faço?

    Também gostei do feed, tem como colocar também? Help! Obrigada.

    Abraço,
    Dre.

    • Admin says:

      Ola Dre

      Obg pelo comentario.

      Respondendo às suas perguntas:

      1 – Aceda ao blogger (Painel administrativo)
      2 – Vá a “Design”
      3 – Clique em “Adicionar mini-aplicação”
      4 – Escolha a “HTML / Javascript”
      5 – Copie o código daqui e cole lá nessa mini-aplicação
      6 – Salve e já está

      Quanto ao Feed, o blogger já tem um.

      Qualquer dúvida, passe por cá e deixe novo comentário.
      Bjs

  16. A.k says:

    Opa, as dicas são muito boas , parabens pelo blog. :D .

    Mas eu tenho uma dúvida, estou tentando colocar o código script mas quando vou salvar ou tento vizualisar da erro dizendo que o código está errado ( algo do tipo ).
    eu tenho um blogspot, como eu faço pra arruma isso?

    tem algum lugar especifico para inserir esse código?

    Vllwww e sucesso com o blog. o/

    • Admin says:

      Ola A.K

      Já enviei email para você com o codigo que deve usar no blogger.

      Abraço

  17. Curiosa says:

    Ola querido …
    realmente muito bom seu blog …

    olha, eu ‘tinha’ um blog, há 4 anos, já, com mais de 500 seguidores … ele foi gentilmente ‘removido’ arbitrariamente pela sra. google.

    Bem eu usava já a CC, mas eu a coloquei de uma forma que, a cada vez que se copiava um texto meu, ia junto uma mensagem, dizendo que aquele texto pertencia a mim, levando minha URL e dizendo que o texto estava protegido pela CC … Hoje já refiz meu site, coloquei a proteção da CC mas não consigo achar como se coloca essa mensagem … sei que era em um gadget de java … tenho um espaço no blogger … achei um tutorial na época (algo bom, como seu site ..)

    se vc souber e puder me ajudar, gostaria que me enviasse um email para roselipoa@gmail.com .. mas obviamente virei aqui ver a resposta .. e tirar futuras dúvidas .. virei fã …

    beijos …

    • Admin says:

      Ola Curiosa

      Esse é um dos problemas dos blogs gratuitos … podem ser removidos de um dia para o outro e sem qualquer explicação. Mais vale comprar um dominio por 10 dolares e hospedagem por 83 dolares anuais, do que ver todo o nosso trabalho ir por água a baixo assim dum momento para o outro.

      No entanto, você continua a usar o blogger.

      Não entendo …!??

      Mas, respondendo à sua pergunta, vá a:

      - Painel administrativo
      - Design
      - Adicionar mini-aplicação
      - HTML / Javascript

      Coloca o codigo da CC nessa mini-aplicação.

      Depois, pode arrastar essa mini-aplicação para o fundo do blog ou para a barra lateral.

      Bjs … e boa sorte desta vez.

  18. Margarida says:

    Onde é que se colocam esses códigos nos blogs sapo?

  19. Fe says:

    Hummm, adorei! Acabei de criar meu blog, seguindo suas dicas. mas não entendi onde devo inserir as tags com o código javascript (não me xingue!…rs…) Seria no início e no fim do texto?! Ou em algum lugar onde resguarda todo e quaquer texto escrito no blog?

    Obrigada pelas dicas, seu trabalho é excelente!

  20. ninne says:

    ficou muito bom

  21. Amy says:

    Nossa, muito bom o seu blog, li praticamente tudo. Eu acho que o plágio hoje em dia aumentou bastante, pois todas as pessoas querem sucesso e mais sucesso, e a acabam se enbanando rsrs.

    Mas o seu blog está de parabéns ;)

  22. Emily says:

    Ola Nicole

    Para ter um dominio .com, tem de gastar dinheiro na compra desse dominio (no minimo). No entanto, pode ter um site com um subdominio .com gratuito, como por exemplo:

    oseusite. webnode .com

    Também pode ter um blog com subdominio .com gratuito, como por ex:

    oseublog. blogspot .com

    Bjs

  23. benfikista says:

    eu já possuia todos essas suas dicas implementadas, mas fui obrigado a retirar o “AddThis” do meu blog porque alguns artistas enviavam o artigo para o email :S traduzindo as medidas anti-plagio tornavam-se ineficazes.

    Assim coloquei as redes sociais que eu gosto (o AddThis usa muito javascipt, péssimo para o pagespeed).

    Atenciosamente, http://safepctuga.blogspot.com/

  24. Guilherme says:

    Nossa, muito bom o seu blog, li praticamente tudo. Eu acho que o plágio hoje em dia aumentou bastante, pois todas as pessoas querem sucesso e mais sucesso, e a acabam se enbanando rsrs.

    Mas o seu blog está de parabéns ;)

  25. nicole says:

    ola como criamos um site gratis .com?

    • Admin says:

      Ola Nicole

      Para ter um dominio .com, tem de gastar dinheiro na compra desse dominio (no minimo). No entanto, pode ter um site com um subdominio .com gratuito, como por exemplo:

      oseusite. webnode .com

      Também pode ter um blog com subdominio .com gratuito, como por ex:

      oseublog. blogspot .com

      Bjs

Deixa um comentario